Índice do Fórum Oficina - Suporte técnico Mecânica

Motores, caixa de velocidades, embraiagem e afins.

Motor de combustão interna (Otto)

Mensagempor ReDaLeRt » Sexta Fev 01, 2008 1:17 am

O motor de 4 tempos foi inventado por Nikolaus Otto em 1876, depois de cinco anos de desenvolvimento. Ficou conhecido por motor de Otto já que se baseia inteiramente no principio do Ciclo de Otto.

As 4 etapas (tempos) dos actuais motores de combustão interna são: Admissão [1], Compressão [2], Explosão [3], Escape [4]:

ImagemImagem


Cada uma das etapas corresponde a um movimento do pistão na câmara de combustão. No total são 4 movimentos a que correspondem 2 ciclos de rotação da cambota (crankshaft, em inglês) A cambota é o eixo excêntrico que interliga o pistão (ou pistões) ao exterior.

Imagem


Admissão.
Imagem

Ao longo do 1º tempo, o pistão apresenta um movimento descendente, "sugando" uma mistura limpa de ar+combustível (gasolina, tipicamente). Essa mistura entra pela(s) válvula(s) de admissão que é aberta pelo comando da árvore de cames:

Imagem

Compressão
Imagem

À medida que o pistão sobe (2º tempo) a(s) válvula(s) de admissão fecha(m)-se, comprimindo a mistura ar+combustível.

Explosão
Imagem

Assim que a compressão chega ao seu ponto máximo, na vela de ignição solta-se uma faísca que dá inicio ao processo de combustão. Durante esse processo, o pistão é forçado a descer devido ao aumento do volume de gás expandido resultante da combustão. É aqui que se gera toda a potência que o motor desenvolve. Um motor a 4 tempos só desenvolve potência em 1 dos 4 ciclos. Esta é a razão de muitos motociclistas preferirem os motores a 2 tempos (desenvolve potência em 1 dos 2 ciclos; Explosão, Escape).

Vela de ignição:
Imagem

Escape
Imagem

No final do 3º tempo (pistão no ponto mais baixo), a(s) válvula(s) de escape abre(m)-se (por outra árvore de cames) e o pistão empurra os gases de escape para fora da câmara de combustão em direcção ao sistema de escape. (e rua...)


Video em câmara lenta dum motor em funcionamento:



Fontes:
http://www.keveney.com/otto.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nikolaus_Otto
http://es.wikipedia.org/wiki/Motor_de_c ... 3n_interna
http://www.google.com/images
Avatar do Utilizador
ReDaLeRt
Administrador
 
Mensagens: 1725
Registado: Terça Jan 29, 2008 3:44 am

Re: Motor de combustão interna (Otto)

Mensagempor Eric » Domingo Fev 03, 2008 5:44 pm

Excelente explicação ;)
Avatar do Utilizador
Eric
Novo utilizador
 
Mensagens: 16
Registado: Terça Jan 29, 2008 4:26 am

Re: Motor de combustão interna (Otto)

Mensagempor mbenz190d » Sexta Fev 08, 2008 2:59 pm

Muito fixe, obrigado pela partilha.
Um abraço
Nelson Pachaco

Imagem
Minha estrelinha: W201-190D-1991
Avatar do Utilizador
mbenz190d
Novo utilizador
 
Mensagens: 14
Registado: Sexta Fev 01, 2008 5:42 pm
Localização: Ilha de São Miguel (Açores)

Re: Motor de combustão interna (Otto)

Mensagempor ReDaLeRt » Sábado Mar 08, 2008 10:11 pm

Mais um vídeo a ilustrar um ciclo a 4 tempos. No caso, com injecção directa. :happy72:




Montagem e funcionamento:




[[]]
Editado pela última vez por ReDaLeRt em Sábado Mar 08, 2008 10:39 pm, num total de 2 vezes.
Razão: Novo vídeo sobre montagem e funcionamento.
Avatar do Utilizador
ReDaLeRt
Administrador
 
Mensagens: 1725
Registado: Terça Jan 29, 2008 3:44 am

Re: Motor de combustão interna (Otto)

Mensagempor robert000 » Segunda Jan 26, 2015 10:34 am

Este motor ou o 2.7TDI no novo Passat CC seriam uma boa escolha da VW
You can get score highest marks in ccna course fees dumps exam using network+ book and test king which are prepared by ccna course online - pass4-sure certified professionals www.bentley.edu ccna wireless Northwestern University
robert000
Novo utilizador
 
Mensagens: 1
Registado: Segunda Jan 26, 2015 10:33 am

Re: Motor de combustão interna (Otto)

Mensagempor VanLoyal » Quarta Set 14, 2016 11:16 pm

A injeção direta vai ser (aliás, já está a ser) grande revolução nos motores a gasolina! A diminuição do consumo é muito significativa em relação ao motores de injeção antes da porta de admissão.
Range Rover 2.5 DSE (1997)
Avatar do Utilizador
VanLoyal
Novo utilizador
 
Mensagens: 6
Registado: Quinta Set 01, 2016 1:13 pm
Localização: Loulé, Algarve


Voltar para Mecânica

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante