Índice do Fórum Oficina - Suporte técnico Ligação ao solo

Jantes, pneus, amortecedores, direcção e travões.

Pneus com Azoto!

Mensagempor Marks » Domingo Fev 10, 2008 3:50 am

Recentemente desloquei me á Pneuvita e enchi os pneus com Nitroplus (Azoto), paguei cerca de 4,80€ e a meu ver esta alteração so traz vantagens.. Deixo-vos com umas "ideias de quem percebe disto..."

Pneus sempre cheios: azoto!
Que já é utilizado em veiculos de competição e nos aviões.
Um pneu perde ar pouco a pouco naturalmente. Controlar todos os meses a pressão dos pneus é uma operação que por vezes esquecemos.A pressão insuficiente limita o período de vida dos pneus, aumenta os consumos e dificulta o comportamento em estrada.

Encher os pneus com azoto, gás inerte, não tóxico, diminui a necessidade de controlo em menos 3 ou 4 vezes. Na realidade, o comportamento do azoto sob pressão dentro do pneu é melhor que a do ar. Assim, com a pressão correcta,
- é capaz de aumentar em 20% a vida útil de um jogo de pneus;
- economiza até 10% de combustível;
- a sua segurança será reforçada: limita os riscos de aquecimento e de rebentamento, e os pneus terão uma melhor performance.

Consequentemente, diminui-se a utilização de combustiveis fosseis e a emissão de gases de efeito de estufa, e contribui-se para a diminuição da quantidade de pneus a tratar.Um pneu demora cerca de 150 anos a decompor-se naturalmente.Pensem nisto.


E ainda...

O Azoto não representa assim tanta dfiferença em relação ao ar... Basta recordarmos um pouco de física e química do secundário: o Ar tem 78-79% de Azoto (ou Nitrogénio) na sua composição.

É verdade que é um gás "inerte" à pressão e temperatura normais (já não o será noutras condições e quem faz mergulho sabe bem como é), com número atómico 7 e peso molecular 14 e a forma "diatómica" N2... Tem 7 protões, 7 neutrões e 7 electrões e é usado como refrigerante e conservante de material orgânico (por exemplo: embriões, esperma, óvulos...).

No enchimento de pneus, permite melhores prestações que o ar, basicamente por um motivo (o resto é um pouco de marketing para a venda da ideia): ausência de oxigénio...

O Oxigénio tem o número atómico 8 e o peso molecular 16, com 8 protões, 8 neutrões e 8 electrões... Também apresenta nas condições de pressão e temperatura normais a forma "diatómica" O2...
Não é combustível, mas é comburente... Numa atmosfera rica em oxigênio, na presença de materiais combustíveis, aumenta a susceptibilidade de incêndio que se pode propagar com grande rapidez, sendo mesmo explosivo...
A verdade é que praticamente todo e qualquer composto, na presença de Oxigénio, se degrada (oxida) mais rapidamente... O Oxigénio tem também a "virtude" de baixar o ponto de combustão de todas as substâncias, permitindo uma mais fácil e rápida combustão de todos os materiais... Particularmente "hidrocarbonetos" e gorduras...

Felizmente, nos pneus, não se atingem as pressões parciais de Oxigénio que em conjunto com com a presença de hidrocarbonetos e gorduras no pneu, levariam a uma combustão espontânea e consequente rebentamento do pneu...
Mas a utilização intensiva e no limite, pode elevar a temperatura do pneu, prevalecendo a termodinâmica: um aumento de temperatura corresponde um aumento de pressão...
Com o aumento de pressão total, aumenta a pressão das partes, ou seja a pressão parcial de Oxigénio... E com isso aumenta o desgaste do pneu e reduz-se a vida útil do mesmo...

Não sei até que ponto se poupa "pneu" nas percentagens que indicaste, mas do ponto de vista meramente físico, há algumas vantagens em usar apenas "nitrogénio" no enchimento de pneumáticos. Não sendo um "milagre" ou "inovação" tecnológica, se for ao mesmo preço do ar, nem vale a pena pensar duas vezes!

Bom... Vejo apenas uma desvantagem... Há um filme do 007 em que o gajo respira do pneu submerso de um Rols-Royce ou coisa que o valha... Queria ver fazer isso a partir de um pneu cheio com N2!


in.. http://www.motoclubevirtual.pt


Cumpz
Marks :gunsmilie:
A3 2.0 TDI 170 Sport | MB POWER | ECS Mount | Eibach | Leds | Nitroplus | Vag-Com | Phantom Black
Avatar do Utilizador
Marks
Utilizador
 
Mensagens: 174
Registado: Quarta Jan 30, 2008 12:08 am
Localização: Lisboa

Re: Pneus com Azoto!

Mensagempor gtc_sportvan » Sábado Fev 16, 2008 4:04 pm

Os pneus do meu carro já andam com Azoto há 3 meses e na semana passada passei na Pneuvita para verificar e nada, nem tinham mexido.
Medida exacta
Imagem
Avatar do Utilizador
gtc_sportvan
Novo utilizador
 
Mensagens: 8
Registado: Quarta Jan 30, 2008 1:56 am
Localização: Cacém / Sintra

Re: Pneus com Azoto!

Mensagempor glaxy » Quarta Mar 04, 2015 7:14 am

boas , mas se a direcção estiver desalinhada os pneus ganham um desgaste e n ficamos com a traseira desiquilibrada?
e a frente n fica pior do q o q estava? :washwax: :washwax: :birdbomb: :birdbomb:
Try out our free Testking microsoft certification and latest comptia cissp certification training courses to get high flying success in final and coloradotech.edu exams Miller College
glaxy
Novo utilizador
 
Mensagens: 1
Registado: Quarta Mar 04, 2015 7:13 am


Voltar para Ligação ao solo

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


cron