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Jantes, pneus, amortecedores, direcção e travões.

Alinhamento de Direcção

Mensagempor Marks » Sábado Mai 17, 2008 4:50 pm

Depois de montar as Eibach..

Fui alinhar:
24-03-2008
Imagem

Depois de alinhar o carro continuava a fugir .. Novo alinhamento.. Disseram me que agora teriam aberto um pouco mais a direcção... Se mesmo assim não resolvesse, teria de permutar as 2 rodas frontais..
30-04-2008
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Ainda não o acho a 100%, que vos parecem estes valores??
:oops:
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Re: Alinhamento de Direcção

Mensagempor Marks » Sábado Mai 17, 2008 4:57 pm

Marks Escreveu:Um alinhamento num carro americano, os valores tão parecidos..

Imagem
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Re: Alinhamento de Direcção

Mensagempor Swimmer » Sábado Mai 17, 2008 5:13 pm

Sinceramente não percebo, pelo qual infelizmente não te consigo ajudar.

Fiquei foi preocupado com a primeira linha das folhas da pneuvita.

Cruze e equilibre os pneus a cada 10.000Km


Cruzar os pneus actualmente é errado
Renault Clio 3.2 1.2 16v faz Imagem
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Re: Alinhamento de Direcção

Mensagempor ReDaLeRt » Domingo Mai 18, 2008 1:46 am

No primeiro alinhamento, a roda frontal direita tem o avanço fora dos parâmetros.


Eu tive e ainda tenho o problema que descreves. Tenho todos os parâmetros do carro dentro dos do fabricante e continua "desalinhado":

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Isto deve-se a um problema dos pneus! Idealmente, os pneus não devem exercer qualquer força (lateral) sobre o veículo, ou seja, limitam-se a rodar e a permitir o chassis a progredir em frente. O problema começa quando (ainda que a estrear) estes criam uma força lateral não desprezável, ou seja, cada pneu "empurra" lateralmente o carro.

Razões? Provavelmente má qualidade de construção aliada com parâmetros de selecção do produto final muito duvidosos!

Eu consegui amenizar o problema com o uso da Hunter GSP9700. Esta máquina possui tecnologia que permite estimar a força que cada pneu exerce individualmente, além de permitir calibrar o conjunto pneu+jante de 3 maneiras diferentes:

:arrow: Calibração estática;
:arrow: Calibração dinâmica (o que por aí se faz...)
:arrow: Detecção e atenuação de harmónicas.

Todos os pneus, por mais "redondos" que sejam, nunca o são na verdade. Há partes da lona do pneu mais duras que outras e isto produz deformações durante a sua rotação. Isto cria trepidação, com harmónicas bem definidas. Normalmente, tenta-se anular a 2ª e 3ª harmónicas.

Explicação detalhada:
http://www.gsp9700.com/pub/features/how-1.cfm
http://www.gsp9700.com/pub/features/how-2.cfm
http://www.gsp9700.com/pub/features/how-3.cfm

Animações:
http://www.gsp9700.com/pub/images/flash/gsp9710/allmovies.cfm


A nível de cancelamento de força lateral:
http://www.gsp9700.com/pub/features/StraightTrak.cfm
http://www.gsp9700.com/pub/features/StraightTrak_2.cfm
http://www.gsp9700.com/pub/features/StraightTrak_3.cfm

Não se deve trocar a ordem de montagem dos pneus APÓS a aplicação das recomendações que o sistema StraightTrack dá. Este sistema estima a força lateral que cada pneu exerce (varia com a pressão de ar do pneu!) e, em função das medições efectuadas nos 2 pares, estima ou recomenda várias combinações de montagem para minimizar ou mesmo anular o somatório das forças laterais dos 4 pneus.

Fui dia 2 de Janeiro efectuar este serviço:
Imagem


Dirigi-me à Garagem Rio de Janeiro, na Avenida Rio Janeiro em Lisboa (nas bombas da Galp!). Só descobri este sistema lá e depois de 3 alinhamentos em menos de 1 ano. O carro ficou substancialmente melhor a nível de rolamento (parecia que antes tinha os pneus "quadrados"), embora continue com um ligeiro desalinhamento mas bem menor que antes.

O preço do serviço:
Alinhamento + recalibração das 4 rodas + ForceMatching + StraightTrack = 37.80€

Dá lá um pulo, costuma estar aberta até às 23h. :happy72:


[[]]

PS: Os pneus (Bridgestone ER300) tinham, na altura 1500 km feitos... :hammer:
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Re: Alinhamento de Direcção

Mensagempor Marks » Domingo Mai 18, 2008 1:56 am

Exelente post, vou seguir o teu conselho, aliás essa não é a que está aberta 24 horas/dia?
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Re: Alinhamento de Direcção

Mensagempor ReDaLeRt » Domingo Mai 18, 2008 2:01 am

Marks Escreveu:(...)aliás essa não é a que está aberta 24 horas/dia?


24/dia não sei. Pelo menos até as 23h costuma lá haver gente. :)


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