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[TUTORIAL] Como usar uma chave dinamométrica

Mensagempor ReDaLeRt » Sábado Ago 23, 2008 10:59 pm

Como quase todos os condutores podem já ter experimentado, não é nada agradável desapertar parafusos de fixação das rodas. É bastante frequente a quebra de chaves ou até mesmo danificação irreversível da cabeça/rosca dos parafusos.

Há muitas décadas que existe solução para este problema; chave dinamométrica. Esta permite, regulando um determinado e exacto binário de aperto, apertar com elevada minúcia qualquer parafuso ou sistema porca + parafuso e de acordo com o binário de aperto recomendado.


Constituição


A ferramenta em análise é uma PowerFlex, vendida no LIDL. Esta permite binário de aperto entre 42 N.m e 210 N.m, tendo a cabeça formato de meia polegada (1/2"). Uma chave dinamométrica automática é composta por:

:arrow: Cabeça:
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:arrow: Selector de aperto/desaperto (seta azul) e botão de inserção/remoção de extremidade (extensor, chave, etc - seta vermelha):
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:arrow: Punho, bloqueador, escala de binário e sub-escala de binário:
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Nesta análise foi usado o seguinte material:

:arrow: Chave dinamométrica automática PowerFlex;
:arrow: Extensor, formato de 1/2";
:arrow: Chave nº 17, formato de 1/2".

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Determinação e selecção de binário de aperto


O primeiro passo é a determinação exacta do binário de aperto. Este pode vir expresso em kg.m (quilograma-força.metro), N.m (Newton.metro) ou lb.ft (libra-força.pé). A Unidade Internacional e a aqui escolhida é N.m.
O veículo-cobaia é um Opel Astra-G 1.4 16V, com jante de 15" e furação de 4 parafusos. Exclusivamente para este modelo, o binário de aperto é 110 N.m. Cada modelo, veículo, tipo de furação e jante necessita de um valor único e específico de binário de aperto. Este encontra-se no manual de instruções do veículo ou, caso já não o possua ou a sua configuração tenha mudado, contacte o representante da marca ou verifique em bases de dados de informação mecânica (AutoData, etc) ou livros (Haynes, p.e.).


Exemplos de binários de aperto

Para seleccionar o binário de aperto, usa-se a soma do menor valor alinhado horizontalmente com o punho na escala de binário MAIS o valor alinhado verticalmente no punho selector de binário (sub-escala de binário).

42 N.m (42 + 0):
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70 N.m (70 + 0):
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78 N.m (70 + 8):
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98 N.m (98 + 0):
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110 N.m (98 + 12):
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Procedimento


Um pequeno vídeo elucidativo do caso prático:




Observações


:arrow: Ordem de aperto cruzada:
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:arrow: Após utilizar a chave, regula-la para o menor binário de aperto disponível (neste caso, 42 N.m);
:arrow: Durante as primeiras utilizações, o binário de aperto real pode variar do seleccionado na chave. Isto deve-se à fraca lubrificação no interior da chave. O mesmo se passa após longos períodos de repouso (semanas). Deve-se, então, manobrar a chave, apertando alguns parafusos com o binário desejado, antes de proceder ao aperto definitivo;
:arrow: Esta chave suporta também desaperto de parafusos, embora NÃO a use em caso de porca/parafuso bloqueado ou empanado, pois pode danificar irreversivelmente o mecanismo interno da chave!
:arrow: Guardar sempre a chave dentro do seu estojo após cada utilização.


Conclusão


Esta ferramenta é de elevado valor em qualquer garagem ou oficina pois, além de permitir um aperto seguro, eficaz e facilmente reversível, é multiusos em diversas aplicações. Uma peça que não custa mais que algumas dezenas de Euros pode efectivamente poupar muitas dores de cabeça e danos irreversíveis no veículo.


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Re: [TUTORIAL] Como usar uma chave dinamométrica

Mensagempor Swimmer » Domingo Ago 24, 2008 2:22 am

Bom tutorial... Isso é chave para custar quanto?

Um ando sempre com uma estrela no carro :P
Renault Clio 3.2 1.2 16v faz Imagem
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Re: [TUTORIAL] Como usar uma chave dinamométrica

Mensagempor ReDaLeRt » Domingo Ago 24, 2008 3:10 am

Swimmer Escreveu:(...)Isso é chave para custar quanto?


A do LIDL ronda os 15€. Há mais caras, em outros formatos e binários de aperto. Esta serve bem para o que é. :happy72:


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Re: [TUTORIAL] Como usar uma chave dinamométrica

Mensagempor tfonseca » Domingo Ago 24, 2008 11:24 am

Bom tutorial :thumbup:
Ando para comprar uma coisa dessas, mas nem sei onde comprar sem ser na norauto :hum:
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Re: [TUTORIAL] Como usar uma chave dinamométrica

Mensagempor biomodder » Domingo Ago 24, 2008 11:37 am

convém se possível fazer uma manutenção as porcas também visto que a longo prazo ganham uma crosta de ferrugem devido à oxidação então devem ser limpos de preferência com diluente e parafinadas (caso não tenha parafina usar sabão :thumbup1: ) depois deve ser dada uma limpeza ao interior nas fêmeas (isto de preferência com a jante fora) com diluente também, seguidamente se derem em cada fêmea com w40 ou bala fica sempre impec. :thumbup:

assim quando precisarem de tirar um pneu já não precisam de grande esforço ;)
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Re: [TUTORIAL] Como usar uma chave dinamométrica

Mensagempor moshinho » Segunda Nov 30, 2009 1:09 pm

Alguém sabe onde posso encontrar ou alguém tem e disponibiliza uma tabela de apertos de vários carros?
Agradecia imenso. :god
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Re: [TUTORIAL] Como usar uma chave dinamométrica

Mensagempor ReDaLeRt » Segunda Nov 30, 2009 4:40 pm

ReDaLeRt Escreveu:Cada modelo, veículo, tipo de furação e jante necessita de um valor único e específico de binário de aperto. Este encontra-se no manual de instruções do veículo ou, caso já não o possua ou a sua configuração tenha mudado, contacte o representante da marca ou verifique em bases de dados de informação mecânica (AutoData, etc) ou livros (Haynes, p.e.).


:happy72:

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