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[how to] Polir jantes de alumínio...

Mensagempor AgA » Sexta Jul 20, 2012 4:58 pm

como se faz para passar:

DISTO:
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PARA ISTO:
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aviso desde já que:
é necessária uma dose de paciência e tempo fora do normal!




material a comprar:
:arrow: jantes :green:
:arrow: decapante em gel (20€ no AKI)
:arrow: lixas de velcro (0,40€ cada uma numa loja de tintas automóveis)
:arrow: lixas em folha P600 P800 P1000 P2000 (0,30€ cada uma numa loja de tintas auto)
:arrow: berbequim (10€ no lidl ou AKI, cerca de 2000rpm chega!)
:arrow: polidora (isto é caro, a minha foram 300€, mas se tiverem um pintor amigo, vão lá com as lixas e peçam para usar a lixadora a ar)
:arrow: kit de polimento (11€ no AKI) AKÍ - Jogo Polimento "hoby"
:arrow: lata de spray de limpeza de travões (8€ numa casa de peças auto)
:arrow: borrifador + água + detergente de lavar o carro (o borrifador custa 1€ em qualquer xinoca, ou na secção de jardim do AKI)
:arrow: Poorboys wheel Selant (19,95€) http://www.detailspot.com/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=126&category_id=7&option=com_virtuemart&Itemid=55
- conjunto de panos micro fibras (MF) (AKI 3 ou 4€ cada pack de 5)

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1º - lavar as jantes!! e depois seca-las, seja naturalmente ou com um pano MF
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2º - - usar decapante em gel para remover verniz e tinta que as jantes tenham (comprei no AKI 19€ por 1 litro) em gel é vantajoso no meu caso, pois queria apenas a face polida, sem tirar a tinta na restante jante..
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3º - - lixar...
aqui vai depender, se as jantes forem polidas originalmente é mais fácil, pois têm a superficie já 100% lisa, mas se forem pintadas são quase porosas.. ao serem porosas, recomendo que se comece com lixa P280..

3.1 - no meu caso, comecei com P400 para desbastar as marcas do polimento original delas, comprei discos de velcro para colocar no prato da minha polidora, é uma ajuda para não ficar cansado logo de inicio.. mas a polidora não chega a todo o lado, portanto terá de ser lixada á mão nos pontos onde ainda não se removeu tudo..

uma imagem com partes desbastadas e outras ainda sem tocar..
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depois de todas lixadas com P400
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que desgraça!! :p


3.2 - depois de todas lixadas a P400, começa-se o wetsanding, comprei 1 folha de lixa por jante e recortei cada folha em 16 partes (eu gosto de trabalhar com pequenos bocados de lixa), comprei de grão P600; P800; P1000 e P2000
3.3 - fazer o wetsanding com ajuda de um borrifador com água e detergente de lavar o carro (o detergente ajuda o deslizar das lixas e reduz as marcas que deixam), fazer por ordem de grão e SEMPRE NO MESMO SENTIDO, para que os riscos fiquem orientados todos da mesma forma, é importante lavar as jantes entre grão de lixa para remover o lixo..

isto é o que vos espera na lixagem.. espuma preta..
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depois de limpas e lixadas a P600
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depois de limpas e lixadas a P800
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depois da P2000, prontas a polir
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4º - - Polir
usei um kit de polimento de metal comprado no AKI, 2 sabões, 2 discos e adaptador. montei no meu fantástico berbequim de 10€ no Lidl e pimba..
4.1 - primeiro com o disco de feltro e sabão castanho, fazer 1 passagem por toda a jante em sentido perpendicular ao sentido da lixagem.. os restos de sabão que ficam na jante, limpam-se facilmente com um pano micro-fibras humedecido com spray de limpeza de travões (é fixe porque desengordura e evapora rápidamente)

disco de feltro, sabão castanho e jante lixada
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aqui nota-se bem o efeito desta passagem..
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terminadas, antes de limpar
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4.2 - agora com o disco de tecido e com o sabão azul repete-se a passagem, no mesmo sentido do anterior polimento (perpendicular á lixagem) e volta-se a limpar da mesma forma

aqui o disco de tecido, sabão azul e a jante já com 1 dos raios passado.. nota-se bem qual é..
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5º - - limpar
limpar bem e repetidamente com panos MF's e spray de limpeza de travões.. ir mudando de face de pano e eventualmente de pano até que depois de evaporar o liquido não fique qualquer marca no polimento



6º - - selar
no fim de todo o trabalho, há que proteger o que se fez, eu uso um selante de jantes Poorboys Wheel Selant, aplica-se com um aplicador de espuma e passados 20min (10 se for com um dia de calor) remove-se o excesso com um pano MF

aqui já com o selante aplicado..
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e terminadas
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limpas e polidas como um espelho!



isto dá muito trabalho, e se for para fazer á pressa, nem vale a pena começar!
é algo desmotivante, ter de fazer tanto passo até realmente se ver alguma coisa.. mas acreditem, depois do 1º centimetro de passagem de polimento, o sorrizo vai aparecer na vossa cara!




eu guiei-me por este DIY do forum americano do grupo VW -> VWVortex.com - DIY: The Last Wheel Polishing Tread You'll Ever Read, I Hope....





e agora sim... acho que não me falha nada :thumbup:
Editado pela última vez por AgA em Sábado Jul 21, 2012 10:22 am, num total de 1 vez.
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Re: [how to] Polir jantes de alumínio...

Mensagempor reinagomes » Sábado Jul 21, 2012 12:04 am

Muito bom mesmo, aí está um DYU à maneira.
O material estava tudo ok?
Abraço
reinagomes
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Re: [how to] Polir jantes de alumínio...

Mensagempor PAPY » Sábado Jul 21, 2012 4:22 am

Os meus parabens Ricardo, excelente resultado e excelente DIY! :god
'94 Mercedes SL320 / '05 VW Touareg TDI / '01 Mercedes C270 CDI Station / '88 Mercedes 190d / '67 Mercedes 250SE / '77 Mercedes 300d / '74 Flandria Apollo 50cc

Detalhes Automóveis - http://www.spa-automovel.com/ ;)
Peças Mercedes, novas e usadas - http://www.mercpecas.com :)
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Re: [how to] Polir jantes de alumínio...

Mensagempor AgA » Sábado Jul 21, 2012 10:20 am

obrigado a ambos.. espero que o DIY seja util, e que alguém ganhe coragem para levar uma malhinha destas nos braços! :D :thumbup:


@ reinagomes, sim chegou tudo impecável! muito obrigado ;) :happy72:
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Re: [how to] Polir jantes de alumínio...

Mensagempor devil » Domingo Jul 22, 2012 12:13 am

é deste tipo de iniciativas que eu dou valor. muito bom post :berlusca:
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