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Jantes, Pneus e Cavas - Cuidados e Manutenção

Mensagempor PAPY » Quarta Jan 30, 2008 3:48 am

1. Lavagem:
1.1. Jantes

• A lavagem das jantes deve ser efectuada – sobretudo, na primeira vez em que vão ser tratadas – com o apoio do 1Z FELGEN-REINIGER, ou do MEGUIAR'S HOT RIMS WHEEL CLEANER (ou equivalente), por forma a retirarmos todo o excesso de sujidade proveniente do ferodo das pastilhas dos travões;
• Pulverizamos a jante com o produto e aguardamos 30 a 35 segundos enquanto este actua (durante a operação completa da lavagem, convém não exceder um total de 3 minutos);
• Lavamos a jante, espalhando o produto com um pincel de pêlo natural ou uma escova indicada, dando especial atenção aos cantos da jante, junto à válvula da pressão de ar e das porcas de aperto e, então, passamos por água corrente limpa;
• Para os cantos e sujidade mais localizada, podemos recorrer a uma escova de dentes macia, de modo a facilitar a remoção;
• Se persistirem nas jantes, marcas depositadas de sujidade (ferodo) nos locais mais difíceis de lavar normalmente, aplicamos um pouco da 1Z Acrysol, pois a sua textura permite-lhe remover sem esforço essa mesma sujidade e removemos com água corrente limpa;

1.2. Pneus

• Caso estes tenham alguma sujidade depositada (areias, terra, ou lama seca), podemos lavá-los com um pouco de 1Z Universal Cleaner (ou equivalentes, como o APC/MPC) e uma escova de dureza intermédia, o que, pelas propriedades destes produtos e as suas capacidades de limpeza, vai permitir limpá-los a fundo, sem danificar os compostos de borracha que estes possuem;
• em seguida, damos uma passagem de shampoo Sonax (ou equivalente) por toda a jante e pelo pneu (com uma esponja natural) e voltamos a enxaguar;
• caso haja a presença de vestígios de alcatrão que não saíram com a lavagem normal, poderemos passar com um aplicador, um pouco de um "Acrysol" para remover manchas ou resíduos de alcatrão;
• secamos com um pano de micro-fibras e podemos, se necessário, iniciar os procedimentos de tratamento, de seguida descritos;
• no final de tudo, aplicamos, nos pneus, um pouco de POORBOY'S BOLD & BRIGHT, ou MOTHERS ADVANCED TIRE CARE, com o auxílio de um aplicador/escova específico para os pneus, espalhando bem por toda a superfície lateral externa do pneu e deixamos secar.
• Convém aplicar duas camas, intervaladas por alguns minutos, sobretudo a primeira, por forma a que estas camadas sejam bem abesorvidas pelo pneu, aumentando o seu condicionamento e protecção.

2. Cuidados:

• Quer seja uma jante nova, ainda recente ou com um acabamento já a necessitar de tratamento, devemos ter sempre em atenção os produtos que usamos para atingir os fins que pretendemos.
Assim, poderemos enveredar pelo 1Z Paint Polish (PP) para polir a superfície da jante.
Para este fim, podemos contar sempre com o apoio da MOTHERS POWERBALLusada com um berbequim, de velocidade regulável, da MINI POWERBALL (com extensão, para partes mais difíceis de tratar com a PB convencional) ou ainda de um disco de 4" para utilizar com a Porter Cable (dependendo do tipo de superfície da jante a tratar):

• Em último caso, poderemos sempre polir a jante, ou com um aplicador de algodão, ou com um aplicador em micro-fibras, ou mesmo um aplicador em poli-espuma.

• Após cuidada lavagem, por fora e por dentro (se possível), procedemos à descontaminação da jante, com o auxílio de uma clay-bar, bem como, ao tratamento/polimento da jante e selamos com o DP WHEEL GLAZE, ou com POORBOY'S WHEEL SEALANT, com a ajuda de um aplicador em algodão (ou em poli-espuma), aplicando três ou quatro camadas do selante (intervaladas entre si, com algumas horas), removendo o excesso com um pano de MF limpo e seco, por forma a conferirmos à jante um acabamento exemplar e uma protecção duradoura;
• Após a aplicação das ditas três ou quatro camadas, podemos renovar o processo a cada mês (sobretudo pelo facto de que as jantes estão sujeitas a elevadas temperaturas, desgastando mais rapidamente o acabamento que estas tenham);

Como tudo, após estes procedimentos, interessa manter. Para tal, basta lavar as jantes normalmente (aquando da lavagem da carroçaria) com um shampoo genérico (do estilo Sonax) e, no final de tudo, renovar o acabamento com mais uma camada de selante. Isso é o suficiente para termos sempre as jantes com um acabamento impecável e, mais importante, sempre protegidas.

3. Cavas:

Iimporta que estas sejam lavadas sempre, aquando da lavagem regular da carroçaria, sobretudo para, assim, evitar o depósito de sujidade e conferir-lhes um "look" que vá de encontro ao resto da carroçaria.

Para tal, os utensílios a usar são os seguintes:

• uma escova de braço;
• uma esponja;
• um pincel convencional;
• um degreaser, para remover e desengordurar a sujidade acomulada nas cavas e partes mecânicas (molas, amortecedores e afins);
• shampoo genérico;
• dois baldes (um com shampoo e um com água limpa, para ir removendo a sujidade da escova e da esponja).

Começamos por borrifar uma porção de degreaser para a cava, deixando actuar durante poucos segundos e, após passar o mesmo com um pincel convencional, passamos tudo por água limpa. Em seguida, lavamos normalmente com uma esponja e shapoo, ou com a escova de braço, mas locais menos acessíveis e, do mesmo modo, enxaguamos.

• no final de um meticuloso processo de lavagem, chegamos à fase de condicionamento que pode ser feito com um produto, do estilo 1Z Kunstoff, o que cria uma camada impermeável nas cavas e evita que estas concentrem tanta sujidade como até então.

Com estes procedimentos que, esperamos, sejam úteis a todos, torna-se fácil e rotineiro atingir bons resultados e, sobretudo, se seguirmos os mesmos cuidados nas manutenções, temos a tarefa facilitada mas, sobretudo, com benefícios ao nível da protecção destes elementos.
'94 Mercedes SL320 / '05 VW Touareg TDI / '01 Mercedes C270 CDI Station / '88 Mercedes 190d / '67 Mercedes 250SE / '77 Mercedes 300d / '74 Flandria Apollo 50cc

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