Índice do Fórum Cosmética automóvel Geral Manual de Detalhe

Subsecção temporária para o manual em produção.

[Manual de Detalhe] 2ª Etapa - Descontaminação

Mensagempor ReDaLeRt » Segunda Fev 11, 2008 8:41 pm

O que é “contaminação”?
Fundamentalmente resina, alcatrão, minerais cristalizados e partículas metálicas.

Porque é que não vejo a contaminação?
A maior parte da contaminação é microscópica, podendo só ser (tipicamente) detectada por tacto.

Porquê descontaminar?
A exposição ao ar da camada de verniz sujeita-o a agressões químicas e mecânicas. A 2ª etapa no processo de restauro duma superfície é a descontaminação. Uma superfície por descontaminar apresenta tipicamente uma textura áspera e irregular, proveniente dos resíduos que nela estão depositados:

Imagem

A lavagem não remove a contaminação?
Não. A lavagem é um processo que envolve emulsão de resíduos livres à superfície. A contaminação está muitas vezes “cravada” e só é possível removê-la através dum processo mecânico e abrasivo.

Porque não polir saltando esta etapa?
Um acabamento perfeito começa na sua preparação. Apesar da etapa de polimento envolver produtos com elevado poder solvente e acção mecânica sobre o verniz, a contaminação só iria causar mais danos (swirls), pois não é dissolvida nem removida com sucesso da superfície.

O que é uma “claybar”?
É uma espécie de plasticina, cuja função é deslizar sobre a superfície a tratar e remover a contaminação:

Imagem

A descontaminação envolve riscos?
Tipicamente, sim. A maior parte das claybars são abrasivas e, apesar da contaminação ficar retida na claybar, há sempre o risco de criarem-se danos (reparáveis; swirls) se a sua lubrificação não for feita correctamente.

Como descontaminar?
O processo é simples e envolve pouca ferramenta:

:arrow: Claybar;
:arrow: Lubrificante aquoso; (QuickDetail, por exemplo)
:arrow: Pano microfibra.

O primeiro passo nesta etapa é lavar previamente a superfície. Há quem, aproveitando a etapa de lavagem do veículo, descontamine de seguida.
Prepara-se previamente o lubrificante (quickdetail), podendo fazer-se uma mistura forte de água+champô num borrifador. Pegar num pedaço de claybar, humedecer um pouco e amassa-lo para homogeneizar. Alisa-se a claybar, formando uma superfície plana, evitando deixa-la com espessura reduzida:

Imagem

Seleccionar uma secção de aproximadamente 50x50 cm, borrifar a zona com o lubrificante e deslizar a claybar sem pressão, em movimentos contínuos e rectos:

ImagemImagem

De inicio, o deslizar da claybar não é fácil, podendo parecer que a pintura é “lixa”. É normal, trata-se da contaminação a dificultar o deslizamento.

Se a claybar começar a ter dificuldade em escorregar, borrifar veemente a superfície. Quando a superfície da claybar estiver muito suja, lubrificar e amassa-la até obter uma nova face sem sujidade. Se a claybar cair ao chão NÃO voltem a usa-la!

A etapa está terminada quando a claybar deslizar sobre a superfície sem dificuldade (desapareceu a sensação de “lixa”) e, ao tacto, não transparecer qualquer contaminação.

No fim, lavar com champô e água corrente a zona tratada de modo a remover qualquer resíduo proveniente da etapa (restos de claybar, contaminação solta) e que possa causar danos mais tarde.

Consoante a finalidade, prosseguir com polimento (recomendado) ou proteger de imediato a superfície com um selante/cera à escolha.

Como posso manter a claybar?
Guardar num recipiente hermético e seco:
Imagem

Assim dura mais. :happy72:
ReDaLeRt
Administrador

Registado: Terça Jan 29, 2008 3:44 am

Re: [Manual de Detalhe] 2ª Etapa - Descontaminação

Mensagempor ReDaLeRt » Segunda Fev 11, 2008 8:47 pm

Comentem, sff. :happy72:

[[]]
ReDaLeRt
Administrador

Mensagempor PAPY » Segunda Fev 11, 2008 9:24 pm

nice how-to :thumbup1:
'94 Mercedes SL320 / '05 VW Touareg TDI / '01 Mercedes C270 CDI Station / '88 Mercedes 190d / '67 Mercedes 250SE / '77 Mercedes 300d / '74 Flandria Apollo 50cc

Detalhes Automóveis - http://www.spa-automovel.com/ ;)
Peças Mercedes, novas e usadas - http://www.mercpecas.com :)
PAPY
Moderador

Registado: Quarta Jan 30, 2008 12:34 am

Mensagempor Guitar » Terça Fev 12, 2008 1:10 am

Está porreiro, fiquei a perceber como o coisa funcionar :thumbup:

Deve ser um processo demoroso, já que se tem de se passar pela chapa toda do carro, com esse bocado pequeno de claybar..
Guitar
V.I.P.

Registado: Terça Jan 29, 2008 11:07 pm

Mensagempor PAPY » Terça Fev 12, 2008 3:07 am

depende dos carros. ha carros com pouca contaminaçao, e ha outros com muita :) mas normalmente, zonas como o tejadilho, partes de cima das portas, etc, nao tem mta contaminaçao :)
'94 Mercedes SL320 / '05 VW Touareg TDI / '01 Mercedes C270 CDI Station / '88 Mercedes 190d / '67 Mercedes 250SE / '77 Mercedes 300d / '74 Flandria Apollo 50cc

PAPY
Moderador

Mensagempor Globy » Segunda Mar 17, 2008 7:13 pm

O meu pintor disse para descontaminar com diluente?É seguro?
Globy
Utilizador

Registado: Segunda Mar 10, 2008 9:50 pm

Mensagempor ReDaLeRt » Segunda Mar 17, 2008 8:13 pm

Globy Escreveu:O meu pintor disse para descontaminar com diluente?É seguro?

Como referido acima:

ReDaLeRt Escreveu:A lavagem não remove a contaminação?
Não. A lavagem é um processo que envolve emulsão de resíduos livres à superfície. A contaminação está muitas vezes “cravada” e só é possível removê-la através dum processo mecânico e abrasivo.

A descontaminação não é feita com químicos, apenas por um método de abrasão mecânica. Já imaginou "diluir" partículas metálicas? :happy72: (Muito comuns na atmosfera em zonas industriais)

O que normalmente os pintores fazem é "desengordurar" a pintura antes de aplicar o pigmento ou verniz. Só aí é seguro usar porque está a limpar uma zona que vai ser renovada (pintura + verniz). Solventes em cima de verniz não é boa ideia, pois dissolvem-no em segundos. Apenas para trabalhos mais complicados (alcatrão pulverizado, etc) é recomendado um solvente (Einzett Acrysol, por exemplo), apenas aplicar com um pano e remover de imediato. :happy72:

[[]]
ReDaLeRt
Administrador

Mensagempor cavalo1984 » Quinta Jun 25, 2009 10:05 am

Boas, tenho uma dúvida, li aqui neste tópico em que o tejadilho é das zonas que têm menos contaminação, o meu carro acho que está todo contaminado, e precisa mesmo de um bom carinho, até já tem swirls e tudo e a pintura está um pouco áspera, penso que é devido ao excesso de contaminação, estava a pensar logo em ir para a fase de polir, já me disseram que com o polish aquilo tudo desaparece, mas tenho um outro problema, devido às pedras que ressaltam dos pneus dos camiões e de outros carros criaram pequenos pontos em que não existe tinta e tenho medo que daí comece a aparecer ferrugem no capot... aqueles lápis de correcção que vêm juntamente com as ceras ou os polish são seguros e eficazes?
cavalo1984
Utilizador

Registado: Terça Jun 09, 2009 4:11 pm

Mensagempor PAPY » Quinta Jun 25, 2009 10:18 am

as picadas das pedras, que eu saiba, não derivam pra ferrugem, por isso não te preocupes :) mas é sempre bom corrigi-las com essas canetas ou kit de retoques da marca, ao menos melhoras o aspecto do capot ;)

quanto ao polimento, este não serve para retirar contaminação, isto se tivermos a falar de alcatrão e afins. antes de polir, convém sempre descontaminar, mesmo que não esteja contaminação à vista :happy72:

PAPY
Moderador

Mensagempor ReDaLeRt » Quinta Jun 25, 2009 2:36 pm

cavalo1984 Escreveu:Boas, tenho uma dúvida, li aqui neste tópico em que o tejadilho é das zonas que têm menos contaminação, (...)

Deves estar a confundir com outro tópico, provavelmente noutro fórum qualquer. :LOL01: Sobretudo para quem parqueia debaixo de árvores ou reside em zonas muito industrializadas, é o tejadilho um dos mais sacrificados com contaminação. Pelo menos, na minha experiência.

cavalo1984 Escreveu:(...) estava a pensar logo em ir para a fase de polir, já me disseram que com o polish aquilo tudo desaparece, (...)

O polish NÃO te remove a contaminação se o usares para polir. Para piorar, vais acabar por andar a esfregar as partículas de contaminação entre a esponja e o verniz, causando ainda mais danos! Salvo excepções muito raras, em que a contaminação é negligenciável, é possível prosseguir directamente para o polimento, mas só com muita experiência é possível fazê-lo com segurança. :happy72:

cavalo1984 Escreveu:(...) aqueles lápis de correcção que vêm juntamente com as ceras ou os polish são seguros e eficazes?

Podes usar o kit de pincel (veniz + pigmento) e, com o uso de um palito fino, preencheres muito delicadamente e com várias camadas os buracos das pedradas. Consoante a experiência, podes depois lixar (wet sanding) a zona com uma lixa de grão 4000 e polir de seguida. :happy72:

[[]]
ReDaLeRt
Administrador

Próximo

Voltar para Manual de Detalhe

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante